quarta-feira, abril 22, 2009

Felipe Massafera na FX Con 09 – Em Orlando, Flórida


- Feliperine, Hahahahaha!



Conversei com meu amigo Felipe Massafera, desenhista de mão cheia que, pela primeira vez na vida viajou de avião (que ainda bem, não caiu, foi pego por terroristas ou o piloto sumiu), e foi para a FX International, uma convenção que aconteceu em Orlando, Flórida.


Philosophista:

É sua primeira viagem, até de avião é a primeira vez. Em resumo, no que você pensava enquanto ia embarcar?


Felipe:

cara sempre tive medo de avião, mas a viagem foi tranqüila pra caramba, a parte mais cansativa são as burocracias e demoras do aeroporto (rs)



Philosophista:

E o que esperava encontrar lá, quando chegasse? As convenções americanas geralmente são bem mais massivas do que as brasileiras, pelo que vemos pela mídia. Como pensava que iria ser essa sua primeira ida até os EUA apresentar-se como artista e criador?


- Ala dos Criadores.


Felipe:

Cara foi bem sossegado, quer dizer pra mim foi gigantesco mas com certeza nada comparado a San Diego ou outras, mas mesmo assim não tem nada assim no Brasil... Mas foi bacana. Fui bastante elogiado pelos fãs. A AVATAR vende mais a cada ano e é legal ver o quanto as pessoas adoram o material que vem sendo publicado por ela.


- Capa de Doktor Sleepless (criação de Warren Ellis), Feita por Felipe.


Philosophista:

Ou seja, acabou ficando com as mãos calejadas de dar autógrafos?


- The Dark Knight (Batman no estilo do Miller), feita por PastaBeast.


- Pin-Up da Anna Mercury que Felipe fez para Chirstos Gage!


Felipe:

Sim sim, além dos autógrafos pros fãs, eu também estava fazendo sketches por 20 doletas, fiz vários, e tabém assinei varios posters da anna pra ser integrado em uma edição especial, e um plate que vai ser enviado pro Alan Moore assinar pra edição capa de couro do light (of thy countenance).


- Capa e arte de Light... Feita por Felipe


Philosophista:

E a edição de Light... Ela foi muito bem recebida, não? Acho que em março foi a segunda edição de Capa Dura mais vendida, só perdendo para o Absolute Watchmen o que, com o lançamento do filme, era de se esperar, então foi praticamente um "primeiro lugar moral"!


- Capa de Felipe para Anna Mercury (aliás, peguei no seu orkut a maioria das fotos, se não puder publicar ainda essa capa, me avisa que eu removo daqui! hehehehe)


Felipe:

Sim sim, conversei com uns caras donos de Comic Shop de Orlando, falaram que os quadrinhos da AVATAR vendem muuuito lá, fica do lado de uma faculdade de cinema e os alunos passam horas lá comprando quadrinhos e adoram os da AVATAR, e Light foi muito bem recebida sim, a edição ta bem bonita com papel especial.


- Poster de Ignition City, com Capas do Massafera, desenhado por Gianlucca Pagliarani e scrito por Warren Ellis.


Philosophista:

Conseguiu se virar com o seu inglês?


Felipe:

Sim sim, me surpreendi, os caras deram nota oito pro meu inglês o que é bom.......não pratico fala desde sete anos atrás, e meu inglês sobreviveu através de filmes etc...


- Momento de descontração, Felipe vai ao Bordel Pussy Bunnies, famoso por suas cortesãs em trajes de época... Nah, falando sério, só são umas modelos posando para artistas durante a Con!



Philosophista:

Teve alguma coisa que alguém te falou e que ficou assim "marcado" na sua cabeça?


Felipe:

Hmmmm você diz por lá?


Philosophista:

Sim


Felipe:

Se houve foi apagado pelo abraço forte que ganhei da Cerina Vincent. Cara ela é muuuuito gata, ela é a estudante estrangeira do filme “não é mais um besteirol americano”, conheci ela numa festa e, no outro dia, ela foi ao meu estande ver meus trampos, e adorou.


- Fap, Fap, Fap!



Philosophista diz:

Aaaaah aquela que anda pelada todo o tempo no filme...


Felipe:

Isso ela mesmo. Ela tem interesse em fazer algo relacionado com quadrinhos, pois o meu chefe já a conhecia, quem sabe ela posando de Anna Mercury pra mim (rs)


Philosophista:

Seria interessante mesmo. Sabe, sinceramente acho que com essa "veia" que os quadrinhos estão abrindo para o cinema, como uma pré-base para roteiro, eu estava prevendo que daqui algum tempo, muitos atores vão estar ligando seus nomes a produções de quadrinhos. Afinal, já estando ligado a uma franquia e se ela for bem recebida, já é meio caminho para ser produzido um filme...


Felipe:

Sim sim, Anna Mercury por exemplo tem um grande apelo, não imaginava isso mesmo sendo algo do Ellis, realmente o povo adora ela. Acho bem possível isso, principalmente atores não tão conhecidos, é uma chance de ajuda mútua, entre a editora e a atriz.



Philosophista:

O Milo Ventamiglia (O Peter da série Heroes) estava fazendo algo parecido, se ligando a uma série de quadrinhos e emprestando suas "feições" ao personagem...


Felipe:

É exatamente, alguns escrevem roteiros, até o Hugh jackman andou fazendo algo.


Philosophista:

Aé, o próprio Stan Lee fez algo com o Ringo Star, Pamela Anderson e falaram que ia fazer até com a Paris Hilton...


Felipe:

Acho que o Jackman fez algo com a Virgin Comics


Philosophista:

Sem falar do Gene Simmons querendo abrir o selo em quadrinhos do Kiss depois de várias participações da banda...


Felipe:

Ah é, ouvi falar.


Philosophista:

Vamos continuar, e com esses outros caras de HQs, o que achou de quem encontrou?


- Chuck Dixon e uma edição dos GI Joe (Pra quem não conhece, os "Comandos em Ação")


Felipe:

O Ben Templesmith tava lá com seu terno, realmente ter um filme de um quadrinho seu com o Josh Hartnett deve ajudar a conquistar as mulheres (rs)


- Fell de Ben Templesmith e Warren Ellis (sim, o Ellis publica MUITA coisa...)


Philosophista:

O 30 Dias de Noite, não? Eu gosto da arte dele, mas prefiro o Fell...


- Stuart Imonnen e uma edição de Shockrockets!


Felipe:

Cara, tive muito pouco tempo pra bater papo com eles, mas todos que conversei foram atenciosos e muito simpáticos, Stuart Immonen, Jim Cheung, Arthur Suydam (que falou que tenho um sotaque canadense hahaha), Sergio Cariello, Chuck Dixon etc.


- Felipe e Arthur Suydam, capista da Marvel Zombies (que, para sorte dele, parece estar longe de acabar)


O Stuart falou que me vê na Marvel ou DC logo logo (rs). Ah, o Joseph Michael Linsner veio ver meus trampos no estande e gostou. Falei que gostei das capas do Conan dele, e o William falou que sou o fã numero um do Conan, e ele falou: "é, as pessoas inteligentes sempre são" (rs)


- Linsner e seus gatos pelados...


... e uma de suas capas para Conan!



Philosophista:

Canadense? Isso por ser baixinho e usar essa foto pseudo Wolverinistica?


Felipe:

Hahahah ele perguntou se eu era do Canada, ai falei que era do Brasil, ele falou “ah é que Você tem um sotaque canadense” (rs)


Philosophista:

o Jacen Burrows foi também? (Jacen é outro desenhista da AVATAR)


- Chirstos Gage é chegado em um churrasquinho grego!


Felipe:

O Jacen não. O Christos Gage é bem gente fina, fiz um sketch no seu famoso sketchbook… Cara quando folheei, Só grandes nomes, e ele pediu uma Anna Mercury. Ele escreve pra Marvel…


Philosophista:

ele tá escrevendo acho que Avengers Initiative... Ou estava...


- Uma das capas de Vingadores: A Iniciativa, escrita por Gge e desenhata por Ruimberto Ramos.



Felipe:

Ele me falou gostaria de fazer algo do Wolverine (rs), eu falei: “cara meu sonho”.


- Melhor no que faço!


Philosophista:

Como foi sua participação no painel da AVATAR?


Felipe:

Bom o William apresentou todo mundo, falei um pouco sobre mim de onde vim o que faço etc. ae depois perguntaram umas coisinhas. Foi bem sossegado, no mais o William falou sobre o presente e o futuro da AVATAR?


- William, o editor da Avatar, Mike Wolfer (seu Madruga do Metal), o tradutor e Gianluca, alguém que não consegui identificar e Felipe no painel da Avatar



Philosophista:

Ele falou que a AVATAR está se voltando mais para os trabalhos autorais pelo que vi no vídeo, algo mais globalizado (o som tá meio ruim porque fica ecoando) hehehe


Felipe:

É por ae mesmo, mais Ellis, e por ae vai


Philosophista:

Mais galinha inglesa das HQs de Ouro


Felipe:

Hhahaha é e o William mesmo disse que ele pode fazer o que quiser, que ele publica



Philosophista:

E como foi seu contato com o William, o editor? Ele parece apreciar muito o seu trabalho, falou alguma coisa do que viria pra ti?


Felipe:

Sim sim ele é bastante alegrão, gosta muito do meu trampo, ele lembra o Dennys Nedry do jurassic park (rs). Ele falou que meu próximo trampo vai ser capas pra uma serie de vampiros que é a adaptação de um livro famoso lá dos states, não me lembro o nome agora, vão ser capas


- Felipe atendento uma fã, ou a conhecida de um fã envergonhado.

Philosophista:

Crepúsculo em quadrinhos?


Felipe:

Não (rs), mas é alguma outra coisa ae!


Philosophista:

Cara tu perguntou "William, quando me mandar fazer capas, pode ser mais específico no que quer que contenha nelas?" (nota: muitas vezes é o próprio Felipe que tem que bolar os conceitos das capas, ficando um pouco vago o que ele tem que fazer, então ele tira da cartola muitas idéias para elaborá-las).


- Capa de Felipe para a Graphic de Ellis "Crécy". Essa capa foi escolhida pela Wizard como a melhor capa do mês, quando saiu.


Felipe:

(rs) acho que falei sim. Tanto que pra estas do vampiro, o Mike Wolfer vai me mandar anotações e pequenos thumbnails.


Philosophista:

Isso vai ajudar BEM mais. Isso aliás, entre vc e os outros desenhistas!

E o que você fazia lá enquanto não estava desenhando ou no estande?


Felipe:

Quase nada, porque eu sempre estava fazendo essas coisas, mas quando sobrava um tempo eu ia comprar action figures e ver o resto das coisas da convenção. Poxa comprei uma big barda e um senhor milagre com o design do kirby, são lindos. Queria o Darkseid também, mas não tinha.


- Felipe, William e Gianluca. Pergunta: Vejo a mão de todos, excetuando a sua mão esquerda Felipe. Onde ela estava enfiada????


Philosophista:

O que te chamou a atenção na convenção?


Felipe diz:

Bom, o tamanho do lugar do evento e é claro, garotas de cosplay... Poxa vida Antonio, se eu te falar que tinha uma guria vestida de Sally Jupiter e eu tirei foto com ela, casaria com ela sem pensar duas vezes (rs)


- Silk e Felipe. Não se case meu caro, tu só vai levar chifre do Blake!


Philosophista:

Tu basicamente então foi pra convenção e ficou, desenhou, comeu e dormiu lá, nem deu tempo de ir pra Disney dar abraço no pateta, no Donald e dar um chute no saco do Mickey?


Felipe diz:

Nem deu. Mas foi divertido pacas. I cant complain!




Philosophista:

Bom, pra encerrar, o que "ficou" em você com esta viagem?


Felipe:

A vontade de crescer cada vez mais nesse mercado e de ir conhecer outras convenções, nos estados unidos e em outros países, viajar é cansativo, mas vale à pena, vale muito a pena mesmo.


- Por hoje é só p-p-pessoal... Para ver um vídeo do Felipe desenhando o que estava rabiscando nessa foto, clique aqui)

Nenhum comentário: