sábado, outubro 03, 2009

O Sentido da Vida


- Monty Python e o Sentido da vida! Não, não é review desse filme!!!


Vamos parar um pouco por um momento e supor algumas coisas. Mesmo que, no final, sejam coisas muito difíceis e até quase impossíveis de se levar a sério ou até como fatos plausíveis. Acho necessário termos esse tipo de pensamento vez ou outra, além da borda da compreensão humana do possível para melhor repensar e redefinir muitas coisas que hoje em dia são tabus para qualquer um de afirmar ou até mesmo dizer que de fato são alternativas viáveis.


Vamos fechar os olhos e assumir, por um momento, que é possível para os seres humanos encontrarem todas as respostas do universo. Pensem que homens e mulheres podem estar juntos por todo o globo em harmonia, e o mal na verdade não passa de uma questão de pontos de vista diferentes que acabam sendo corrompidos por inúmeros acontecimentos caóticos na existência de cada um.


Parece algo bem colorido e utópico, não? E é para ser.


Qual será, entretanto o sentido disso tudo, porque vivemos, porque existimos e porque fazemos essas mesmas perguntas sempre e sempre?


O ser humano é um bicho teimoso, que abre até um semelhante para entender o funcionamento de sua própria biologia. E usa isso para curar. E usa isso para matar. Mas usa isso para alguma finalidade.


Agora, olhamos para os céus, para os átomos, para o fundo do mar, para o fundo de nós mesmos, através de lentes, conceitos, cálculos e até das mais variadas rezas, apenas para nos encontrarmos triunfantes ante os mistérios do tudo e do todo.


Esse é meu post especial, petulante, arrogante e audaz que tenta dar uma resposta a pergunta acima, mesmo que ela, no fundo, seja irrespondível.


Big Bang a YHVH


- The Great Big Bang Boom!!! Clique para aumentar!


A humanidade acaba de nascer, tem seus períodos conturbados, forma aldeias globais que entram em guerra e evoluem, cada uma com suas idéias e cada uma tentando impor suas idéias sobre os outros, para dominar a razão e a certeza (além, é claro, de chances de viver bem e melhor, mas isso é outra coisa). E no meio disso tudo, surgiram inúmeros mitos para tentar por uma razão, um entendimento em tudo isso.

Vamos começar com a explicação científica.


BOOM! Toda a matéria do universo se junta em um único ponto, que depois vai formando átomos mais complexos, depois matéria simples, ai a gravidade presente no vácuo vai ligando essa matéria em grupos maiores, e nuvens de hélio e hidrogênio formam pesadas massas que começam a queimar componentes químicos, e são as estrelas, o restante das massas, sem energia o suficiente, acaba se agrupando em planetas, que não tem a mesma energia dos sóis, mas tem inúmeros outros elementos.


- Não confundir com ESSE Big Bang Theory!


A Terra era uma dessas massas, que orbitam próximas ao sol, mas tem certo equilíbrio gravitacional entre si. Entretanto uma grande massa acaba batendo na terra e a deslocando um pouco de sua posição, que seria ainda próxima demais do sol, parte dessa matéria que chocaria na Terra perderia velocidade e seria presa ao campo gravitacional do nosso planeta, virando a lua.


- Sistema Solar


A Terra ainda era muito quente, seus elementos eram pesados e nada poderia ter vida (acredito). Com o tempo, o núcleo de metal líquido da terra, gerou nosso campo magnético, o que protege o planeta de receber uma grande dose de radiação solar (tirando nas extremidades, nos pólos, onde parte dessa radiação é recebida e percebida como uma Aurora Boreal), com o tempo, a própria termo dinâmica fez a terra esfriar, enquanto os elementos iam se separando de forma mais distinta, formando céu, atmosfera, ar, mar, terra, crostas e etc. E uma temporada enorme de chuvas começou, permitindo as primeiras bactérias simples florescerem.


- Aurora Boreal


Os anos passam, os organismos se desenvolvem, viram animais marinhos que evoluem até saírem do mar, e ao mesmo tempo cria-se uma grande variedade de seres, os dinossauros nascem e morrem, e os mamíferos começam a se desenvolver, até que milhões de anos, os humanos têm o seu tempo, que é de cerca 50 mil anos atrás até hoje em dia e sabe se lá até quando irá durar.


- Evolução


Essa é a visão científica nua e crua, para a razão que estamos aqui. Claro, que é a criação, existe N outras teorias para mostrar como os humanos se desenvolveram como espécie e etc, mas para o que importa é isso aqui.


Veja que no meio tempo em que a humanidade nasceu até poder fazer todos esses cálculos, hipóteses, testes químicos, físicos e fotografar galáxias a gigalhões de quilômetros, ela teve que ir se virando como pode.


- Ron Pearlman em "A Guerra do Fogo"


No período em que os homens viviam nas cavernas, eles saíam para caçar e coletar alimentos, e eram expostos a todo o tipo de forças naturais, que dependendo de como ocorriam, poderiam determinar a refeição da tribo por dias. Era meio lógico que eles vissem esses elementos como coisas além de seu controle. Pense no primeiro homem que testemunhou um relâmpago gerar fogo em uma árvore, o fogo cujo calor poderia ser domesticado, aquecer as pessoas, amolecer alimentos muito duros, facilitar a vida, forjar metais e etc. Isso não seria algo suficientemente grande para prestar reverência? Claro, mas não é algo tão grandioso como uma força consciente que controla tudo isso. Zeus não mandava relâmpagos, atlas não segurava o céu e certamente, Athena não era a guardiã de todo esse conhecimento.


- O Olimpo grego


Mas era assim que as pessoas foram criando seus inúmeros mitos. Os nórdicos com a história de Odin e seus irmãos que criaram a terra do corpo de um gigante, os egípcios com Rá o Deus sol e etc. Budismo pregando o zen, assim como o hinduísmo prega a grande roda de reencarnações. Falaremos disso depois, mas vamos nos focar na história bíblica que domina grande parte do mundo ocidental e falar de Deus.



- Os muitos reinos na mitologia nórdica



DEUS



- Deus: sou mais o do Laerte



As doutrinas judaica-cristã-muçulmanas, dadas as devidas proporções, são baseadas em uma cultura monoteísta, de que um único deus onipotente, onisciente e onipresente rege o universo e todas as coisas.


Como a religião brasileira em grande maioria é católica, vamos falar um pouco dela. Nela, Deus criou do nada a Terra e em um lugar dela, se localizava o paraíso, Eva e Adão (sim, com trocadilho e tudo mais lol), lá moravam até que foram expulsos. Eles tiveram filhos e descendentes, que chegariam até Abraão, e depois até José, o pai de Jesus. Aqui os judeus falam que não valeu nada, que só os antigos testamentos que valiam alguma coisa, é mais ou menos o que acontece com Star Wars.


- YHVH, o "verdadeiro" nome de Deus


Enfim, depois que Cristo morreu (se existiu, eu até acho que existiu como pessoa, não como filho imaculado de um velho barbudo overpower), muitos de seus ensinamentos foram repassados por seus apóstolos para outras pessoas, e só algumas centenas de anos depois, passaram para tomos escritos.


Nessa mesma época, o líder do império romano (não me recordo o nome), estava pensando em adotar outra religião oficial para o povo seguir. Veja bem, o culto aos deuses era algo complicado. Se você sacrificasse um potro para Poseidon, para conseguir pescar peixes e eles não viessem (porque provavelmente pescaram demais até na época de reprodução sem saber disso, ou outra coisa), certamente deixaria de ter a mesma confiança nos deuses e isso poderia causar uma revolta contra o governo.


- Tetragramaton - Just don't ask


Então, quando ficou sabendo da doutrina cristã, que pregava que os sacrifícios deveriam ser feitos em vida, para serem pagos em uma posterior pós-vida, decidiram pregar essa nova religião para o povo ser mais facilmente manipulável. Diversos estudiosos se encontraram e discutiram como pregar, já que haviam vários evangelhos (cerca de mais ou menos 30!!!), e cada um tinha sua própria versão de vários fatos, então, desses 30, foram só escolhidos 4 para serem os principais a fazer parte da Bíblia Sagrada. Dentre os fatos escolhidos, alguns limaram Judas como aquele que mais entendia Jesus, para um vil e traiçoeiro apóstolo, ou o fato de Pôncio Pilatos simpatizar com Cristo, isentando os romanos ao lavar as mãos e jogando nas costas dos Judeus a morte do salvador (que sim, eram ostracizados por séculos antes dos nazistas).


- HELL YEAH!!!


Para espalhar mais facilmente, uma instituição paralela foi criada, com inúmeros monges, que foram estudando a palavra de Deus e ao mesmo tempo se fechando em templos, com uma regida estrutura. Esses, incumbidos de passar a palavra, seriam os primeiros padres da história.


E com isso acabou que a Igreja começou a criar um poder paralelo ao da coroa, e por anos a fio, por ela comandar o espírito vindouro do povo, ela seria um grande termômetro para reinos inteiros, que só proviam e comandavam no plano “material” e geralmente por terem o apoio divino já encaminhado (claro, que exércitos e poses de senhores feudais também ajudam). E depois de inquisições e tudo mais, é a religião mais importante para o ocidente.


- Romanos, sempre eles...



Espero que vejam que isso tem suma importância para mostrar que com o tempo, a religião e a ciência, a gênese da nossa criação, se tornou o principal ponto a respeito dessa questão de quem somos e o que deveríamos fazer com nossas vidas.


Sinceramente, a religião surgiu pra nos levar a tal caminho, que seria em tese uma harmonização com os nossos iguais, mas como podem ver, parecem querer ser outra força a dominar nossas idéias para proveito próprio.

É aquela coisa do ser humano sempre querer levar vantagem. Sinceramente, esse é um hábito do tempo das cavernas, onde físico avantajado era usado para dominar os mais fracos, só que é sempre usado de outra forma, tanto intelectual, quanto de posses ou qualquer outro sistema desses... Enfim, parece uma reclamação de rebelde se fazer, mas há um Q de opressão nisso...


- Comparações, clique para ampliar (a menos que tenha visão microscópica do Super Homem)


Por outro lado, a ciência vem construindo todas as suas teorias com bases empíricas, ou seja, a todo um método criado e elaborado para observar, testar e reproduzir qualquer coisa, a mínima que seja, que possa realmente dizer alguma coisa ou responder algum fato de um modo a caber totalmente em alguma via de entendimento. Entretanto, por outro lado, a ciência foi posta muito tempo como o contrário da religião, das coisas que não se podem ver ou se comprovar (ainda), e isso de fato não é algo muito bom, pois a própria capacidade de se intuir possibilidades além das conhecidas pela ciência (fora da teoria), deveria também ser levada em conta. Como de fato, até É para muitos cientistas.


Nesse ponto é bom salientar que cada uma tem algo a acrescentar, mas que nenhuma é suprema. Ninguém no fundo pode te dizer qual é o sentido da vida, principalmente da sua, porque o sentido da sua vida, é você quem faz!


O Óbvio é invisível


- Explosão muito louca para fins ilustrativos de encher linguiça visual


Olha pessoal, sei que tenho que falar mais para poder argumentar algo tão óbvio e vou seguir nisso, mas primeiramente, para entender o sentido da vida, vou falar como eu acho que a vida deveria ser vivida (ai entra a arrogância, pois qualquer um pode vir e dizer que sou metido por falar como as pessoas deveriam viver... mas...)

Primeiro, nós deveríamos começar a ter uma reflexão maior sobre a vida e sobre as coisas. O sentido que dou a palavra “philosophista”, do meu blog, não é para afirmar que eu sou um Filosofo, porra, eu não tenho diploma, mas nem é preciso, é só ter prazer, não só isso, mas enxergar a necessidade de aprender mais coisas para se usar na vida, e refletir é o primeiro passo. A reflexão te permite criar um espírito que lhe instigue a ir atrás das coisas, e isso é de vital importância para você se desenvolver como ser humano.


- Meditar é bom, mas você não precisa necessáriamente se tornar um zen-budista muito louco que fica uma semana na posição de lótus...


Essa seria a segunda coisa, o seu desenvolvimento humano. Com isso eu digo que é o ponto onde você toma parte na sociedade, perante seus familiares, amigos e iguais. A meu ver, nós precisamos evoluir, acho que lendo toda a história do universo as coisas têm evoluído desde o primeiro instante, se agrupando em coisas cada vez maiores. As estruturas se aglomeram e crescem a própria natureza é assim, o ponto de vista ateísta, puramente científico, chega a ser até ilógico, pois é algo empírico que ocorre esse ciclo de renovação e evolução desde sempre, e se estamos andando, para algum lugar iremos.


- Ilustração bacana a respeito da harmonia da vida


Então, nesse ponto, você deve aguçar sua mente, deve aprender bons modos e ter muito respeito pelo seu semelhante, aprender a viver em sociedade e a encarar as coisas da vida, as religiões podem ajudar nesse aspecto, a Bíblia é um ótimo livro, mas não é para ser levada ao ponto de que TUDO é verdadeiro e não pode ser questionado... E ao passo em que faz isso, também deve cuidar de sua saúde e daqueles que lhes são próximos, e tornar todas as pessoas, se possível, próximas a ti! Não é pregação gente, é só que a humanidade ta presa num circulo vicioso de ódio que é foda!


O que leva ao terceiro ponto, usar os outros dois para poder realmente trazer paz e harmonia para onde estiver. Não, isso não é Sailor Moon ou algo que usa a magia do amor para fazer o mundo brilhar, é simplesmente você ser solidário, nem que seja no nível mais simples de simplesmente conversar com seus amigos sobre isso e ajudá-los quando eles tiverem dúvidas. Essas coisas são muito simples, mas nem por isso deixam de ter seus fatores de complicação!


- Índice Mundial de Paz


Em suma, eu acho que esse ponto, de viver bem com os seus, sempre estar atento as suas próprias limitações, seus objetivos, não fazer mal a ninguém, aprender a dialogar e a aceitar idéias, consistem em um caminho sólido para a Felicidade, porque eu sinceramente acredito que ela exista, e seja um estado de plenitude na qual você consegue viver bem, é alegre e feliz, não é estagnado e se desenvolve, porque acho que isso, esse estado, é muito próximo do que é de fato entender a vida. É mais do que isso, não precisar de explicação, é fazer sua vida ter sentido, pois você simplesmente a vive!


Como eu disse no primeiro parágrafo, de parar e pensar que o ser humano pode responder tudo, vocês têm que ver que é só um fingimento e, de fato, nós nunca saberemos de tudo e ter em mente que isso é assim, que precisamos NÃO SABER de certas coisas e aceitar esse fato para podermos viver. Se certas questões terão respostas, é bem possível, e é muito possível que quando conseguirmos superar isso, nem seremos mais os mesmos humanos que somos hoje! (espero)


- Z


Notem amigos, que uma das ligas dessa nossa vida, é o sentimento de união que é o amor que escrevi no último post. É realmente um sentimento que eleva o homem e pode levá-lo a fazer maravilhas, além de ser parte da felicidade, é meio óbvio.


Uma pessoa sem amor, acredito eu, provavelmente não verá a vida com a mesma cor daquela que é amada, mesmo que não seja recíproco.


O Universo é complicado, apesar de eu ter dito o que penso sobre o sentido da vida. Sou arrogante, as pessoas podem dizer que sou metido a besta por conta disso, mas acredito que minha forma de pensar é a de uma pessoa que procura pela felicidade e a entende, e que quer passar isso para os outros. Buda reencarnaria na Terra sempre, para poder iluminar as novas gerações que nascem, para ensiná-las a fugir da roda de reencarnação (como os hindus crêem que você pode nascer como uma vaca, depois um cão, depois uma lagarta e etc, e alguns espíritas organizam isso como evolução espiritual, mas isso é outra coisa), você tem que ter um pensamento desse tamanho, de que vou utilizar o que eu sei para as pessoas que estão próximas, e se possível elevá-las de alguma forma, e se eu estiver errado, que alguém me mostre e que eu possa seguir nesse caminho, mas de uma forma plena, honesta e sincera, sem manipulação, sem nenhuma outra intenção que não seja a pura de ajudar aos nossos próximos como evoluir, crescer e viver nessa Terra, enquanto estamos nela!!!


- Caminho da Meditação. Para saber mais, leia aqui


Bom, acho que é isso, espero não ter sido muito óbvio nem fugido do tópico principal novamente!!! Principalmente, espero que as pessoas não me vejam como um puta arrogante que diz “eu sei das coisas”, porque eu SEI QUE QUASE NADA SEI! Mas é aquela coisa, estou jogando uma pedra no rio, quem quiser pode arremessar também, quiçá até para me acertar, mas se todos nós jogarmos pedras no mesmo lugar, continuamente, mais cedo ou mais tarde, um ponte natural vai aparecer para nos levar ao outro lado!


Abraço a todos! Gostaria de desejar um feliz aniversário aqui (não direi pra quem! Não lê mesmo o blog :-P) e dizer que na próxima atualização talvez fale um pouco mais dessa questão de Ciência e religião! Talvez eu tenha fugido um pouco do tema principal, mas de fato são elementos presentes em qualquer ponto sobre o sentido da vida!


No mais, felicidades amigos! Felicidades! :-D Fiquem com um sketch de Monty Phyton e o sentido da vida que a Raissa Hipnótica me mandou! :-D


7 comentários:

Laguna disse...

Adorei esse post! Compartilho da mesma opinião... o complicado é botar o lance do "sentimento de união... o amor" em prática.
Ainda mais em tempos de guerra, seja qual for o tipo de guerra, física ou a constante guerra contra si mesmo. :p
Só descordo da parte "Arrogante", me pareceu até "doce" ao falar de Amor e Felicidade. Hahaha
Ótimo Post.
Até mais!

Philosophista disse...

Olha, acho que o ponto é ser consciente, acreditar no impossível e passar isso para os outros, todos temos que transcender aquilo que achamos impossível, é utópico, mas só é porque pensamos assim e não que seja de fato se deixarmos de pensar de pouco em pouco...

Obrigado por ter lido tudo! :-D

Anônimo disse...

Hello
lexapro anxiety

Dosage: Usually 10 mg once a day and to be taken in the morning or in the evening.
[url=http://www.piecethemusical.com/]lexapro without prescription[/url]

Dosage: Usually 10 mg once a day and to be taken in the morning or in the evening.
http://www.piecethemusical.com/ - buy lexapro
Regular check-ups for the first 12 weeks of treatment is a must.

Philosophista disse...

Ptz, escrevi um treco tão loco que o Google tá até me mandando tomar remédio pra cabeça hahahahaha

Anônimo disse...

merci beacoup - http://www.achetersildenafil.net/ achat viagra sans ordonnance

Philosophista disse...

não preciso de viagra não, valeu spam aleatório!!!

Anônimo disse...

Saber respeitar [e algo que não sabe, se soubesse nada falaria sobre 'um velho de barba e tal'.Voce é bem insignificante, digo isso baseado em sua essência, ser apenas um como outros e aceita a espiritualidade, e despreza de onde ela vem. Acaso acha que uma bactéria poderia ser vc, mas existe uma diferença entre ser e sêr, existe uma outra dimenssão sim, a espiritual, onde reina a paz, e aqui a terra onde ficarão quem pensa assim..tão basicamente como vc.Entenda que algo muito maior que apenas a terra, e seres viventes existe, e quando vc realmente raciocinar sobre esta vida, procure ir além da pequenice, pois é grande o que ainda não descobriste.