sábado, maio 16, 2009

Absolute Dark Knight - Resenha
- É a única imagem que vou postar, porque to com um pouco de pressa, então, vá lá!!! É a capa do encadernado que obtive!!!


Olá pessoal. Bom, parece que o Hoax não pegou, ou quase ninguém leu hehehe afinal meu blog acho que é mais mesmo para meus chegados (e quando digo chegados, leiam “pessoas que eu mando para ler e faço birra se não lerem”), e alguns sortudos ou azarados que caem linkados por... Sei lá, alguns dos marcadores que coloco aqui. Seria engraçado ver alguém chegando por cagada no blog e atualmente achando interessante. Mas sei lá, eu mesmo leio poucos blogs, quando mandam uma coisa interessante eu paro e dou uma lida... Enfim, hoje em dia o V-Log que toma conta...

Ah, também queria dizer que agora estou postando junto com o meu caro amigo Massafera no blog dele (este aqui). Então podem aparecer por lá também que estou escrevendo o que ele me pede e traduzindo pra inglês pra gringada que tem o DEVER de admirar a arte do cara possa entender “what’s going on”.

Outra coisa eu queria saber do meu caro amigo Prático o que aconteceu com o Gonçalo Jr. Juro que não fiquei sabendo de nenhum treco desses com o cara, o “Guerra dos Gibis” é um livro excelente, é tipo um Veias partidas da América Latina para o meio quadrinístico no Brasil e se afastar desse lado acadêmico com suas publicações é uma perda enorme. Pode me contar ali no reservado, mas também acho algo digno de se dar nota e realmente dar um puxão de orelha nessa galera ai que lê quadrinhos e que se foda, á ta na hora mesmo de fazer alguma coisa em relação ao que está acontecendo com os comics feitos, estudados e impressos aqui, eu acho que tão elitizando muito as HQs, aliás, acho isso faz tempo, desde a época em que fiz meu TCC...

Bom, voltando a programação normal... To aqui meio puto jogando Contra 3... E PQP, esse joguinho é foda, ou eu sou muito ruim mesmo, porque male male consigo passar da terceira fase desse bagulho. Agora que cheguei no chefão, um tipo de Exterminador do Futuro Ultraman-sized eu apanho pra cacete. Claro que é uma bosta jogar no teclado (é, meu SNES foi pro saco [de doações, não do lixo] faz bons anos e não tenho videogame faz anos e anos), enfim, fiquei um pouco irado, queria me animar um pouco pra acabar de vez a terceira edição de EffectMan (meu projeto pros gringos de HQ que está quase pronto), mas vou fazer é outra coisa... Liguei aqui o Toxicity do SOAD (EU GOSTO!!! Tem muita gente que olha com cara feia porque são meio metal, outros por ser meio modinha do começo dos anos 00 e outros por só ser meio metal, mas aço que os caras são engajados, as músicas tem peso e também tem um bom diferencial que não ficam na baba que é o Nu Metal), e vou fazer um review jogo rápido.

Dark Knight, pela última vez, juro!

Bom, como disse no meu post anterior eu ganhei a Edição Definitiva do Cavaleiro das Trevas. Ganhei pelo twitter numa promoção feita pelo @boletimpanini, e chegou aqui em casa segunda. Legal que veio em um envelope assinado pelo Oggh, editor da DC lá da Panini (então deve ser ele que gerencia o boletim? Pode ser, pode ser), e como muitos devem ter desejado vencer, mas não levaram, senti uma pontada de obrigação de dizer o que penso sobre a edição!!! (Hei, rimou morcegão!)

Bem, vamos lá...

Eu gostei da capa, apesar da minha preferida ser a primeira, do Batman cruzando o relâmpago (tanto que foi uma analogia que fiz para o nome do trabalho que postei aqui), mas é bacana e os caras tem que diferenciar um pouco as capas, não?

Enfim, abrindo vemos uma grande página com o Coringa rindo e atirando, um dos quadros da terceira edição de DK, e depois um painel duplo com o Batman e A Robin (Carrie Kelly), com os créditos. Acho que a grande graça disso, que já é até costumeiro em alguns casos, que deve ser para mostrar a granulação da colorização, que é um grafismo bem popular para comics (só ver em quadros do Roy Litchenstein), mais uma imagem da Robin com os créditos nacionais e ai então tem uma pequena introdução BEM bacana do Frank Miller, que ele escreveu em NY 2006.

Nessa intro ele fala um pouco a respeito do choque que um "insano" psicólogo causou na comunidade criadora dos quadrinhos desde os anos 50, e então faz uma analogia de como isso influenciou em seu trabalho. Para ser sincero isso é bem fácil de ser percebido, o fato do Morcego ser muitas vezes criticado e de herói passar a ser temido, fora da lei, MAIS VIGILANTE DO QUE NUNCA, ressalta isso. É uma fuga do Batman amigo da lei do seriado dos anos 60, e uma evolução sombria do Batman que Neal Adams vinha reescrevendo anos e anos antes de DK surgir. O Doutor Bartolomew Wolper, o cara que solta o Duas Caras e o Coringa e aparece sempre dizendo como o Batman é uma ameaça e que é o verdadeiro culpado é uma prova disso. Os próprios mutantes, gangues de jovens perdidos, como se fossem de fatos filhos de uma década transviada e influenciável mostram isso, depois virando Filhos do Batman, influenciados pelo mesmo, mas são muitos mais violentos do que o Morcegão... Essas coisas têm um contexto brilhante, eu só tomei mais nota disso quando realmente li essa introdução e reli a história pela, sei lá, vigésima vez. É mais um dos detalhes que engrandecem DK!!!

Depois dessa introdução, aparece aqui uma coluninha escrita por James Olsen, que pelo meu ver, é uma forma de evolução do Jimmy Olsen, que assumiu o lugar de seu mentor, Perry White e foi mais além!!! Nesse texto ele fala sobre um bar secreto em Metrópolis, cheios de figuras de ex-heróis e vilões envelhecidos, chorando as mágoas pelos dias que se passaram, em um bar gerenciado pelo que parece ser um Ajax na pindaíba. Tem até algo que acho ser uma piada a respeito do Hulk, citando que o "proprietário perdeu seu tom verde, passando agora a estar acinzentado" e etc.

Então começa mesmo a HQ. Só citando que as capas foram substituídas por painéis desenhados pelo Miller, que são bacanas, em maioria PB mesmo. AS capas foram minimizadas e colocadas lá nos extras. Sabe, eu não gosto tanto disso, sempre prefiro que as capas fiquem entre as edições, pois elas tem a intenção de transmitir o conteúdo de cada uma, tudo bem que DK é velha pra cacete e praticamente 99,9999% de quem comprou ou vai comprar é macaco velho (pra gastar 70 paus em HQ também, só sendo), e conhece a história de cor, mas anda sim acharia mais bacana... Devem ter seguido com certeza o design oficial, mas enfim, é só pra ter O QUE RECLAMAR que eu to falando isso!

Sobre a tradução, eu diria que mudaram pouca coisa. Não estou em mãos com meu exemplar antigo, que está com uma amiga minha emprestado (desde Dezembro, vê se lê dona Carmella!!! Que é legal!), mas acredito que o que mais mudaram foram algumas expressões que nas primeiras traduções foram perdidas na primeira versão (como por exemplo, na última fala do gibi, Batman manda Robin sentar com postura, na tradução inicial, ele apenas a manda ficar sentada, mas agora substituíram por "costas retas", o que é um tom diferente, eu sempre pensei que ele tava dando uma relaxada para a Carrie, mas agora vejo que ele ainda sim, depois de tudo, está mantendo a linha de durão), e também sendo mais explícitos nos palavrões, que agora tem PORRA, CUZÃO, PUTINHA e etc, que anteriormente haviam sido "amenizados"... Não sei por que, acho que é porque na época a HQ era mais baratinha, crianças poderiam comprar (apesar de, creio eu, ter uma contra indicação), e pra ninguém ficar reclamando que tinha linguagem imprópria e acessível a crianças. O que é, pelo perdão da palavra, uma bosta de uma desculpa. Felizmente, manterem o que eu mais gostava em termos de gírias: FERRO NA BONECA!!! Porra, eu adoro essa cara, vou passar a usar no dia-a-dia! "Eae Tadeu, vamos fazer um churrasco amanhã?", "Claro pai, é FERRO NA BONECA!!!" Uma coisa a se salientar é que refizeram algumas placas e outras coisas que apesar de escritas estão no desenho e em inglês, ficou muito nítida a edição, o que só é um ponto a ressaltar, porque fizeram o básico e necessário, mas ganhariam estrela dourada se tivessem deixado um pouco mais opaco para combinar com o clima mais sujo das cores e traço. Lembro de uma parte, que eu ria na primeira edição, que é quando Batman aparece para os Filhos da Puta, ops, do Batman, e fala para eles não usarem ARMAS, então aparece um quadro dele gritando "NO" no original, que anteriormente, só acrescentaram um pequeno a com tio no MEIO das letras para fazer NÃO! Mas agora arrumaram isso, para um NÃO do mesmo tamanho...

Enfim, a edição é ótima, nessa edição, vou prosseguindo para.. A MERDA...

Quando acaba a edição de DK1, tem uma página em preto. Você sabe o que significa. É o óbito de uma boa história e o renascimento de uma MERDA. É incrível como em um só volume, colocaram uma das MELHORES histórias em quadrinhos já feitas e impressas e depois uma das mais FEDORENTAS E HORRÍVEIS já imaginadas. E que ambas fossem desenvolvidas pelo mesmo criador.

Bom, começa com um texto interessante feito pela Vick Vale (bom, na verdade o Miller através da personagem), sobre o funeral do Bruce e etc. Esse texto é muito bom para ter sido colocado na parte do DK2, por que demonstra bem o valor do Batman e que sua morte acarretou.

Ai começa a merda.

Rapaziada, como posso dizer isso, a não ser como uma merda? Deixe me contar a história. Muitos anos depois de fazer DK, Miller teve o saco enchido para fazer uma seqüência. Um dia ele se encheu, e fez. Mas fez de uma forma tão merdosa, que era pra TODO mundo se arrepender de ter enchido o saco dele.

Os desenhos estão beirando... Sei lá... Meu, sem palavras. Ele fez Cartoon, ele quase fez com aqueles palitos que crianças (e eu) sabem desenhar. Todos os personagens foram traçados simplesmente rápidos e sem o menor amor, é como se o Miller tacasse um "FODA-SE QUERO ACABAR COM ESSA MERDA RÁPIDA" e fez sem o menor cuidado. Na primeira edição a gente vê que há um padrão de 12 quadros por página que são remodelados dependendo das cenas, aqui isso foi pro saco. Parece que ele queria criar um ritmo frenético e meio de internet, porque não tem formatação nenhuma, cada cena aparece um monte de quadro com um monte de filhos da puta falando um monte de merda, pipocando e estragando a coisa toda.

E quanto às cores? Olha, usaram todos os efeitos mais ridículos do photoshop para fazerem essa edição. Isso é sério, parece montagem de fundo de quintal!!! Que cores combinam com o Batman? PORRA, TODAS EM UM CARNAVAL DE EUFORIA!!!

O que me deixa puto é que tem muitas coisas BOAS em termos de idéias aqui.

Depois de vermos o Batman se arrumando com umas pessoas dizendo do nada sobre o mundo estar na merda (E só terem se passado 3 anos desde que os anos 80 acabaram e o mundo virou 2020 Cyberpunk), aparece uma cena que eu acho bem legal, do Eléktron lutando em um mar como que eu pensei serem germes ou bactérias que ele comia para viver, ai então cai o botão dele de alteração de tamanho e ele fica gigante, revelando estar em uma placa de petri com criaturas de microbiologia marinha (preferia os germes mesmo), o que é bem legal...

Carrie Kelley, a Robin virou uma espécie de Pusycat-doll, virando a Moça gato... Que é uma merda. E o salva com seus patins a jato.
Depois aparece o Super, muito mais descaracterizado... Aliás, descaracterização em assa, mesmo para os padrões que o Miller estabeleceu em DK...

Depois vemos que o Presidente dos EUA é uma imagem de computador (o que me lembra Equilibrium... Eu gosto desse filme, enfim), e que o Lex Luthor que está no controle. E meu, Lex Luthor virou uma mistura de Quasímodo com Ephilates. Ele ta deformado cara, meu, que merda sem sentido.

Então os Batboys, alguns filhos de Batman fazendo um esquadrão atacam um laboratório com a Moça Gato para salvar o flash Barry Allen. É legal que o Eléktron usa o efeito entropia para livrar das defesas computadorizadas, é um treco bem louco isso que é difícil de explicar, enfim, o Barry estava em uma roda, correndo sempre para gerar eletricidade para o país todo. O que é, sinceramente, animal. Dá pra ver qual é a jogada? Várias idéias interessantes que são desenvolvidas com desenhos, diálogos e cores horríveis...

Passamos para uma parte em que vemos que quase todos os heróis tinham coisas em poder de Lex Luthor com Brainiac, como reféns: a mulher de Flash, a irmã do Capitão Marvel, e etc.. Até Kandor, com os Kryptonianos. Então sei lá, o que era tema recorrente em outras HQs, sendo que eles poderiam simplesmente LUTAR para salvá-los, como sempre acontece, virou uma espécie de às na manga do Luthor. Tudo bem até aí dá para relevar, faz até um POUCO de sentido... Mas é meio fraco...

Super é ORDENADO então a ir até a caverna e leva uma sova do Morcego e dos novos aliados. Aliás, o super em TODO esse gibi é tratado como se fosse o MAIOR RETARDADO DO MUNDO!!! Isso é até mais desrespeitoso do que as ofensas do Garth Ennis em relação a TODOS OS OUTROS HERÓIS (tendo em vista que ele GOSTA do Super e odeia todo o resto), sendo que em DK, na verdade, o problema é a diferença ideológica de Bats e Sups exaltada até a casa do milhão!

A edição seguinte começa com desenhos MAIS CARICATOS (sim, nem é mais cartoon é caricatura já), de pessoas falando merdas do nada com umas putinhas virtuais disfarçadas de heroínas.

Em seqüência tem uma cena mais ridícula. Batman INVADE a torre de Luthor, surra ele e todas as pessoas que estão lá, fazendo isso facilmente, MUITO FACILMENTE (tudo bem que ele se sente no topo do mundo, mas foi boiada demais, no DK tudo é difícil e dá para ver o esforço atrás disso), e usa uma capa cortante para fazer um Z de ZORRO NA CARA DO LEX LUTHOR!!! PQP! QUE MERDA!!! Ele faz isso com sangue nos olhos, e cara, é tosco demais.

Depois aparece a MM TREPANDO COM O SUPER, porque, sei lá, parece que ela dá pra ele faz tempos e tem uma filha, e eles trepando causam terremotos e o caralho a 4. Eu lembro disso em Miracleman, quero dizer, trepadas de supers, então, aqui tem um contexto mais destrutivo. Com eles sacudindo a terra... É até interessante ver isso, se, sei lá, saem tão fora de contexto, trepando e o resto do mundo se fodendo, quero dizer, isso que você espera das pessoas normais, não de supers...

Então o Luthor manda o Super lidar com isso de novo, mas ai pelo que entendi, eles lançam uns ataques para distrair o Bats, é Brainiac, mas enquanto isso o Bats ta ocupado com outras coisas, ele vai pegar o Homem Borracha.... O Eel O’Brian... E meu, que merda, ele virou um cara psicótico maluco com sede de sangue, chega a ser ridículo. E no meio aparece um cara dizendo ser o Coringa matando uma galera...

Vou acelerar essa bodega.

Os heróis tomam uma sova do Brainiac, ridículo, com um monte de FDP falando um monte de MERDA no meio da ação, totalmente sem sentido e não venham falar que eu não entendi que eu entendi e achei uma merda galopante. Aparece a filha do Super, e no meio da zorra toda que o Brainiac causou, as pessoas ficam loucas e acontece OUTRA coisa bacana que poderia ser melhor aproveitada. Que é o Batman ressurgindo e aproveitando o modismo dos Supers para controlar a galera e conseguir uns aliados.

Volta para a terceira edição. O Lanterna verde recebe uma mensagem, sendo que ele estava transformado em um bicho muito escroto, aliás, ele lembra o Brainiac, que virou uma tartaruga ninja sem casca com aquele Robô Galinha do Robocop. E tipo, sei lá, ele virou um et desses, comeu uma etoa muito feia e tem um etfilho que parece um girino da putaquepariu.

No meio do caos, Super e Lara (a filha dele com a MM), recebem umas ordens do Batman que tinha deixado um treco no super durante a surra. Meu, o super consegue ler DNA e não consegue sentir isso? Enfim, ele manda os dois lutarem com uma ajuda do pessoal dele, só que Luthor aparece e captura o Batman (que estava transmitindo para os dois);

Tem mais umas merdas, merda, merda, merda, coco cagado de passarinho avoado, merda até que aparece o Luthogro surrando o Bats. Enquanto isso o Lanterna se prepara e destrói todos os satélites bélicos que estavam apontando para o planeta e estavam sendo usados como moeda de barganha pelo Luthor.

Ai acontece um treco BEM legal, que voltou a ser abordado em Grandes Astros Superman, que é quando a Lara liberta os Kandorianos com a ajuda do Eléktron, o que é bem legal porque eles começam a ficar com o s poderes dos Super e milhões de Kandorianos destroem o Brainiac. (porque não pensaram nisso antes, pó, até com a super velocidade o super poderia fazer isso).

Então um Thanagariano, filho de Shayera e Carter vem apara vingar os pais mortos por Luthor... O matando...

Ta tudo muito bem, tudo muito legal, quando o cara lá que se intitula o Coringa invade a caverna. E “OH MY GOD”, quem vocês acham que é o Benedito? É a PORRA DO DICK GRAYSON!!! É O ROBIN FILHO DA PUTA!!! Cacete meu, que merda, é uma das seqüências mais coitadas de merdas de toda a história, do Robin bichinha reclamando que o Bat o deixou, e que ele fez um processo químico pra virar imortal... Cacete... QUE MERDA, QUE MERDA! Ai então ele luta com o Batman e o Batman fala um MONTE DE MERDA do Dick, fala que ele é fraquiho, sem tutano sem garra e bla bla bla, sendo que isso não tem NADA A VER com DK, em que ele tem uma desavença com o Dick, mas tem aquele espaço natural entre ambos e ele até fala durante a seqüência do tanque sobre o Dick com saudosismo total...

Ele simplesmente arranca a cabeça do Robin, que cola ela de volta e pula com o Batman para o Magma no fundo da caverna...

E ai o super salva o Bats, pronto acabou, não quero mais resenhar essa ABOMINAÇÃO!!! FILHO DA PUTA!!! FILHO DA PUTA É MUITO MERDA!

Porra, eu nem sei quantas vezes eu falei a palavra MERDA para descrever essa história... Como eu disse tem até idéias legais e uma estrutura que funcionaria, mas foi totalmente de má fé e má vontade que o Miller fez. Sabe, eu acho muito melhor ele não ter feito isso do que fazer só por má vontade... Ou para comprar um apê em NY. Pior que tudo bem, deu para entender o que ele quis e por isso até dá para relevar que é uma crítica e bla bla bla... É um desses gibis que são ruins, mas são históricos, então eu digo que é ruim e tudo mais, mas se você quiser saber mesmo, só lendo e não regurgitando.

Enfim... Vamos aos extras.

Aos extras... De DK um tem um texto do Miller e várias imagens BEM INTERESSANTES, sobre a abordagem dele para o Batman, mostrando várias idéias que ele tinha que depois foram usadas em ano um.

Tem uma galeria de capas... E umas imagens desenhadas pelo Miller para fazerem os Bonecos de DK e DK2, pior que os desenhos pros bonecos de DK2 são melhores que os do gibi. Caraça, se o Miller quiser honrar sua situação, deveria refazer DK2, sei lá, tenho medo dele fazer mais merda... Mas enfim...

Tem mais um texto dele, mas só texto escrito para bolar as idéias. Então imagens das páginas cruas e com arte final.

De DK2 só desenhos.

Bom, tenho que dizer que estou feliz de ter esse encadernado. É um trabalho bem feito, não vi muitos erros (o que me lembro foi uma vez chamarem o Merkel, um braço direito do Gordon que NUNCA aparece de frente ou fora das sombras) como Markel, mas isso é erro de digitação, uma pena ter escapado... Acho que o Oggh poderia ter feito um texto a respeito da edição, e inserido, porque seria bom uma visão editorial a respeito do sucesso que DK sempre foi principalmente essa sendo a quarta ou quinta edição lançada.

Dizendo isso, encerro feliz por ter DK e infeliz por ter lido DENOVO DK2, mas muito mais feliz do que furioso hahahaha! Hasta luego amigos!




Edit: Como escrevi isso ontem e fiquei sabendo de umas coisas hoje, posso dizer que já sei o que rolou com o Gonçalo (o Prático amigo me contou) e também finalizei essa bagaça do Contra 3, coisa que eu nunca tinha feito hahahaha Claro que tive uma ajudinha do save state do emulador!!! É bacana, mas pqp, era foda até no EASY!!! Mas de boa, nada supera Captain Tsubasa, o jogo dos Super Campeões, juro por Deus, é FUTEBOL COM RPG!!! E o PC é tão apelão quanto as do PES!!! Caceta, é isso ai!

Nenhum comentário: