domingo, maio 17, 2009

FANBOYS - Quando nerds viram fundamentalistas islâmicos!

- Vai, admita, foi um título bacana!!! Aé, esse é o poster do filme!

Olá galera. Vou falar agora sobre um filme que acabei de ver. O nome do filme é Fanboys e é recente. A história desse filme é básica, ela atende aquele tipo de “Road trip”, onde as pessoas têm um objetivo em comum, mas dificuldades com umas coisas e outras, mas no decorrer da conquista desse objetivo, começa a lidar com isso, de certa forma que o objetivo no final não conta tanto quanto a viagem em si. Têm tipo, centenas de filmes assim.

Em Fanboys é praticamente a mesma coisa. A história é sobre quatro amigos (um deles meio desviado e longe do grupo no início), que em 98-99 armaram um plano para entrar no Rancho Skywalker do George Lucas (pra quem não sabe o que é estranho, pois acredito que quem tiver paciência pra ler esse blog em posts enormes saiba desse bagulho), para roubar/copiar/assistir o filme Star Wars I antes dele ser lançado. É, isso aí.


- Aé, esqueci de dizer que tem uma mina. a Fanboa Kristen Bell!

Basicamente o filme se centra em muitos nerdismos por parte de Star Wars, com várias piadas e trocadilhos a esse respeito, quando eu vi o trailer eu pensei que fossem exagerar nisso, mas achei que eles souberam dosar um pouco, para não ficar somente na parte de falar e falar e falar disso como se fosse à única coisa do mundo. Quero dizer, tem vezes que vemos fanboys, mas, meu deus, eu pelo menos não conheço ninguém que seja um cara tão fissurado que só fala disso, se veste disso, quer se casar assim e o diabo a quatro. Então, tudo bem...


- Mostre seus peitos se você gosta de Wookiees. Porra, claro que elas iam mostrar, que ro dizer, são grandes e peludos, com uma voz grossa que provávelmente lembra a voz, o peso e a pelugem de seus padrastos do IOWA que constantemente às estupravam na fazenda, eqnuanto os gritos eram abafados por uma vitrola de 60 rotações com músicas do Hank Williams, fazendo assim elas se transformarem nas assassinas loucas e desenfreadas por tarados nerds que iriam marcar de sangue todas as rotas agrícolas do centro-oeste americano...


No filme, vemos que os amigos planejam fazer isso há anos, mas depois de se formarem, um deles abandona o sonho de ser desenhista de quadrinhos e vai trabalhar com o pai (oh, puxa, isso é mais recorrente do que a galera imagina), então os outros tentam puxar ele para fora dessas, pra fazer essa loucura, e ele decide ir quando descobre que um dos amigos (o qual ele era mais próximo e estava mais afastado), estava com um câncer.

Então eles vão procurar uma forma de entrar lá com uma van toda pintada e construída a lá Star Wars, e passam por umas coisas básicas, como lutarem com uns trekkers (fãs de Star Trek), pararem em um clube de motoqueiros gay, terem uma viagem com dorgas, serem presos e aí vai. Enquanto isso eles vão resolvendo seus problemas, geralmente tentam pegar em uns pontos mais “nerdescos” (putz, parece mistura de nome de bolacha com nome de banco), como arranjar uma garota, sair de casa e seguir seus sonhos ou acordar pra vida. Tirando o lance de um deles estar com câncer, o que sei lá, meio que destoa com o clima de certa forma, mas como não é para ser uma comédia tipo Todo Mundo em Pânico, isso ajuda a manter um clima mais “pé no chão”, apesar de tudo.

Outra coisa, eu sempre achei meio bizarro esse extremismo cultural que aparece representado. Como eu bem disse, não vi ninguém sendo tão louco até tal ponto. Talvez por eu morar em cidade pequena. Tava falando com uma amiga minha sobre o clipe “Ela é Otaku” dos Seminovos (banda do cara do site do Charges, genial, por falar nisso), e bem, o que seria otaku em sim? Eu leio mangás, vejo animes, gosto do Japão, da história e da cultura, watashi wa nihongo o tyotto hanashimasu e o caralho a quatro. Mas ainda sim, não seria otaku. O que seria então? Eu teria que ser cosplayer? Sei lá, tem pessoas que fazem cosplay e nem sacam muito dos personagens, mas gostam das fantasias.


- "Otaku o seu ku! Watashi tati wa Sutaru Warasukus!!!"


O que quero dizer com isso é que pra ser considerado aos olhos de todo mundo, tem que ser tudo isso, viver, respirar, só falar isso, te rum quarto cheio de quinquilharias, só comer ramen, ter produtos e cacetada a quatro além do que é vendido e que atualmente você vê e lê. Ou seja, é todo um estilo de vida. Mas sei lá, é pra tanto? No filme tem várias perguntas para testar o “nerdismo” dos caras a esse respeito, então quer dizer que se eles não soubessem, mas coisas mais obscuras e remotas da saga eles seriam menos fãs? Mas que merda é essa idéia. Ser fã é gostar e entender os personagens, na significância dada a eles. Você não precisa comprar tudo para ser fã, se entende o que o autor quer passar com a sua obra, a mensagem e tudo mais. Isso porque em parte é a parte artística da coisa que mexe conosco que deve ser mais valorizada, e não ter todo esse preciosismo sobre detalhes e coisas assim, porque isso é só uma parte do merchan que fazem para lucrar com vários produtos e spin-offs, que podem ter qualidade ou não, mas não faz ninguém melhor que ninguém nesse nível.


- Ótima sacada referenciar a capa do Virgem de 40 anos!!! E essas máscaras são legais!!!

Hoje em dia, entretanto, parece que é uma moda ser um geek, um nerd e etc. Sabe, vou dizer uma coisa, eu gosto dessas bodegas todas desde que eu me entendo por gente, e sinceramente, ser nerd, gostar dessas coisas, de videogames, quadrinhos, filmes e coisas assim nunca foram motivo de orgulho. Nunca me orgulhei de gostar de Batman, ou de saber fazer combos em Tekken e de cantar por aí as músiquinhas do Yuyu Hakushô (é, pode ser tosco, mas eu sempre curti as versões brasileiras hahaha). Simplesmente nunca tive motivo para me orgulhar de gostar do que eu gosto que é algo com a mais pura naturalidade. Simplesmente é o que gostou, sou quem sou, faço o que faço. Só que hoje em dia, tem muita gente que gosta, mas não por gostar, não é por ser, não tem um verdadeiro apreço pela coisa, é mais uma forma de escolha visual, uma escolha para se colocar em um grupo X ou Y. E isso pode chegar até a irritar, porque é algo que você tem um apreço que as pessoas usam e abusam para se sentirem melhores na fita, mas de verdade, não são pra isso, ao invés de serem honestos, fazem é mais ceninha e corrompem as pessoas como um buraco negro suga tudo em volta. É tipo pose de NX Zero, Fresno e essas porras como banda de rock. Meu, eles podem até saber fazer acordes, mas a maioria dessas bandas não passam de boys bands vendendo-se com outra roupagem, e isso é o válido para diversos tipos de pessoas.

Assim eu até entendo a primeira parte de questionar uma pessoa, sobre o que diabo é isso e aquilo, mas acho que quando você está com uma pessoa que gosta e conversa normalmente sobre isso, dá para se ver a paixão que a pessoa nutre igualmente por aquilo, pois paixão é coisa da arte (como disse), e quando a pessoa não tem, ela fala algo e faz uma pose...


- Cara... esses desenhos são foda!


Enfim, acho que eu estouro muito, não era para sair assim hahahaha.

Mas o que eu falei é válido, pois tem muitos mitos de birrinhas entre fãs de jornada nas Estrelas e Guerra nas Estrelas. Agora tem até birras com fãs de Senhor dos Anéis, Matrix e a pqp de Piratas do Caribe. Qualquer coisa que faça uma trilogia ou algo assim parece criar essa birrinha. No caso de Star Trek e Star Wars, eu sinceramente digo que ambas foram importantes criações para a ficção científica no cinema, quadrinhos, TV e etc, e cada um tem seus pontos fortes. Eu prefiro Star Wars, porque são só três filmes (não curto os três novos), enquanto Star Trek tem várias séries e filmes e é um pouco mais complicado de se saber tudo e etc. Mas ainda gosto.

Então fecho dizendo que esse filme é bacana, porque não é 100% fanboyzisse (apesar do nome), eu diria que é 95% fanboyzisse e, o pessoal sabe do extremismo fanboyzesco, acharia que 5% a menos é não ser tãooooo fanboy assim), tem referências a várias outras coisas nerdescas também, mas se você é grande fã de Star Wars, vai achar bacana, porque não é um filme puxa-saco, mas tem bastante referências e principalmente uma porrada de participações especiais!!! Além disso tudo, ainda vale pela delicinha sapeca (se pego, sodomizo e bondagizo na hora) da Kristen Bell!!! Então vale a pena! Daria um 3,5 em uma escala de 5!!! (Se bem que odeio essas porras de notas, porque nunca dá muito certo hahaha).

- Yes bitch, say to your master with you like to get spanked!!! Allright, Now, LICK IT UP!



PS: Farei uns reviews sobre Miracleman em breve!!! Cya!!!

2 comentários:

massafera disse...

hahahha vai numa jedicon pra voce ver se não existem nerds jedi extremistas.....é de dar medo

Philosophista disse...

Putz meu, esses caras precisam da última imagem desse post, só que sme roupas!!! Mas pior que muitos não merecem por serem tão cabacentos!